PLANTÃO 24 HORAS

(62) 3998-3165
(62) 99835-0339

e-mail: luiz@lobadvogados.com.br



COMPRE AGORA SEU MATERIAL TELEXFREE




Escritório de Advocacia liberado de pagar Cofins atrasada

Uma decisão do ministro Luiz Fux, do STF,  pode indicar uma possível mudança de entendimento da corte sobre a cobrança da Cofins de sociedades civis de prestadores de serviço profissionais, como escritórios de Advocacia, de Arquitetura e consultórios médicos. 
 
A decisão permite que o escritório Amailza Soares Paiva Advocacia e Consultoria, do Ceará, passe a pagar a Cofins somente a partir do julgamento da ação rescisória da União. 
 
Desde que o Supremo declarou constitucional a cobrança da Cofins, a União tem ajuizado ações rescisórias contra as empresas - que obtiveram decisões favoráves, inclusive do STJ - para tentar cobrar a Cofins que elas deixaram de pagar no passado. 
 
Da decisão recente do ministro Fux, ainda cabe recurso. (Rcl nº 11476).
 
Para entender o caso

* A discussão judicial sobre a cobrança da Cofins de sociedades profissionais chegou ao STJ no início do século. Em 2003, a Corte editou a Súmula nº 276, prevendo a isenção. 
 
* Em setembro de 2008, porém, o STF declarou a cobrança da contribuição constitucional. Desde então, as ações rescisórias começaram a ser propostas contra antigas decisões de tribunais locais e do STJ que liberavam as empresas de recolher o tributo.
 
* No caso do escritório cearense, ocorreu uma situação inédita. O TRF da 5ª Região acatou o fato de que a Cofins deveria passar a ser cobrada, mas não em relação ao passado. Inconformada, a União apresentou uma reclamação constitucional com pedido de liminar para cassar a decisão do TRF. 
 
* A União argumenta que o Supremo já havia permitido a cobrança do retroativo e que um tribunal regional não teria competência para vedar isso. Porém, o ministro Fux acolheu os argumentos do escritório e negou a liminar à União. 
 
* Os ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa já haviam apreciado reclamações semelhantes em sentido contrário. Eles foram favoráveis à União.
 
* Há três anos, o Conselho Federal da OAB entrou com recurso no Supremo para que os escritórios de Advocacia não tenham que pagar o retroativo da Cofins. Como o recurso ainda não foi julgado, a decisão do ministro Fux, apesar de ser uma liminar, é relevante para a Ordem. 
 
* A ação do CF-OAB aguardava o voto da ministra Ellenm Gracie. Com a aposentadoria dela, o processo aguarda a posse da futura ministra Rosa Candiota.
 
* “A decisão do ministro Fux é um importante precedente para as sociedades de advogados que possuem sentenças transitadas em julgados”, afirma o presidente da Comissão de Direito Tributário da seccional paulista da OAB, Antônio Carlos Rodrigues do Amaral. 
 
O caso específico do escritório de Fortaleza
 
O escritório de Advocacia cearense havia obtido, há oito anos, uma decisão judicial que lhe concedia a isenção da Cofins e contra a qual não cabia mais recurso. O entendimento apoiava-se na súmula do STJ. 
 
“Como se trata de um escritório de pequeno porte, deveremos deixar de pagar pouco mais de R$ 50 mil se a decisão for confirmada, mas para empresas maiores, o impacto é grande”, afirma o advogado Paschoal de Castro Alves, que atuou no processo em nome do escritório onde trabalha. 
 
Na ação, ele argumentou que a banca não poderia, de repente, ter que pagar a Cofins relativa a oito anos. “Isso violaria o princípio da segurança jurídica”, diz.


fonte: www.espacovital.com.br

Nenhum comentário:

Basta nos seguir - Twitter